É algo que nos perguntam muitas vezes.
Qual é o ideal para mim? Qual a diferença entre eles? Como é que posso escolher entre os vários tipos que existem, para obter o melhor resultado, já que há tanta oferta?
Bem, tenho de começar por dizer que esta resposta é das longas.
Temos:
Gel de construção - o “tradicional”, é usado para alongamentos, capeamento das unhas naturais e ideal para unhas frágeis, roídas ou mãos que sofrem muitas agressões no dia-a-dia
Gel para “blindagem” (usando o termo brasileiro) - um gel menos denso, ideal para proteger as unhas fracas, é ligeiramente mais elástico que um gel construtor, mas serve tal como o gel construtor, para capear e dar um reforço extra às unhas naturais.
Verniz de gel - Um híbrido. Também conhecido como “semi-permanente”, shelac, ou “gelinho”, é um material relativamente novo que surgiu aproximadamente há 12 anos, e deu um novo rumo às unhas artificiais. Diria que é uma das melhores inovações dos últimos tempos.
Um gel líquido misturado com outros ingredientes.
É aplicado como um verniz tradicional que polimeriza (seca) na luz UV, e se transforma numa película resistente e duradoura, entre 2 a 3 semanas, e mantém o brilho e cor por muito mais tempo.
Pode ser removido com um solvente (ao contrário do gel tradicional, que para ser removido na totalidade tem de ser limado).
- Não dá, nem deve ser usado para alongar unhas, ou dar maior estrutura às unhas naturais.
- Não dá mais resistência a unhas que já sejam frágeis, assim como não é aconselhado para unhas que escamem nas pontas.
Rubber gel - um híbrido do verniz de gel, mais denso. Aporta alguma resistência extra às unhas, mas mantém a elasticidade, e tem menos espessura que um gel tradicional.
Não é aconselhado em unhas muito longas ou muito frágeis, mas pode ser aplicado em vários outros tipos de unhas, tais como unhas mais finas.
Acrygel ou Polygel, tal como o nome diz, é o resultado do casamento do acrílico com o gel. Mais denso, não escorre e vem normalmente em tubos. Mais leve que o gel ou o acrílico, é no entanto extremamente resistente, mas mais elástico em comparação com os “pais”.
- Permite alongar, capear e dar estrutura às unhas. Polimeriza com luz UV
American tips ou GEL X- cápsulas de gel pré-polimerizadaa, vêm prontas a aplicar sobre as unhas, já com o formato da unha e com o comprimento pré-definido. Basta aplicar uma base de gel para as unir às unhas naturais.
É o “filho mais novo” desta numerosa família - Ideal para alongar, é resistente mas flexível e tornou o processo de alongar as unhas extremamente mais rápido. Tem a vantagem adicional de poder ser removido com solvente.
Verniz de gel BIO - e não estou a falar de marcas que contêm “bio” no nome, mas cujos ingredientes presentes na composição química são na sua maioria de origem bio.
- Ideal para quem procura uma alternativa mais natural, ou para quem tem alergia a HEMA ou a acrilatos.
Não é tão duradouro como um verniz de gel, tradicional - até 10 dias, dependendo do uso das mãos e tipos de unhas.
Têm a vantagem de serem removidos em 1 minuto, e os solventes usados são também de origem bio.
Em resumo, independentemente da oferta, cada caso é um caso, e as variáveis são muitas:
tipo de unhas: se são frágeis, quebradiças, se tendem a escamar, se são muito duras, etc
manipulação diária a que são sujeitas (se sofrem muitas agressões diárias, mexem muito ou pouco em água, teclam muito, etc)
o comprimento (nem todos sabemos lidar com unhas longas)
O meu conselho? Deixarem a decisão na mão dos profissionais que melhor do que ninguém, têm a obrigação de vos aconselhar e guiar.
Gostava de deixar a ressalva de que quanto mais informação nos derem, melhor podemos fazer o nosso trabalho, pois toda essa informação tem importância na hora de escolher.
Até à próxima!
Bjs SaL
Comments